As terras degradadas recebem mais chuva do que pensamos. Nos Países Baixos caem cerca de 650 mm de chuva por ano. As terras degradadas em Monterrey, no México, recebem 680 mm de precipitação por ano. Como é que nos Países Baixos chove menos mas o solo é mais fértil?
O problema nestas áreas degradadas não é a quantidade, mas sim o facto de a chuva cair em picos de cerca de duas semanas. O problema seguinte é que a chuva cai em encostas através das quais corre para ribeiros e rios que desaguam no mar. Toda esta escassa água doce desaparece. Quando as áreas estão erodidas e degradadas, há frequentemente um solo duro e apenas 20 a 25% da água consegue infiltrar-se no solo.
Quando olhamos para a história, as comunidades locais tradicionais adoptaram uma abordagem muito mais inteligente. Resolveram este problema criando socalcos em encostas e montanhas. Quando a chuva cai nestes socalcos, tem a oportunidade de se afundar no solo. Como resultado, a água fica na montanha e não corre para os rios. Se o fizermos da mesma forma que as comunidades locais tradicionais, a infiltração da água será muito maior.
Os terraços existentes estão a perder-se devido à mudança das zonas rurais para as cidades. Por isso, desenvolvemos outra forma de obter o mesmo resultado que os socalcos históricos. Com o Groasis Terracedixx podemos garantir-lhe que a água da chuva já não escorre pela encosta, mas infiltra-se no solo de uma encosta ou montanha.
Inspiramo-nos na forma tradicional de fazer socalcos e, por isso, traz um resultado igual. No entanto, existem duas diferenças importantes:
Em vez de fazer socalcos manualmente, o Terracedixx cria uma "fenda" com 60 cm de profundidade e um canal ao lado. Desta forma, podemos abrir a chamada camada superior dura, permitindo que o oxigénio e a água se infiltrem facilmente no solo. O canal recolhe a água da chuva que desce das encostas íngremes e ajuda a infiltrar-se no solo. Para além disso, as árvores são plantadas na 'fenda' e, assim, têm mais água disponível para a árvore.
Por exemplo, se considerarmos uma área onde a precipitação média é de 200 mm por ano, temos 2 000 000 litros por hectare à nossa disposição. Sem terraços, 80% da água perde-se e corre para os rios. Como resultado, perde-se 1.600.000 litros de água por hectare, enquanto apenas 400.000 litros estão disponíveis para as árvores.
Com os mini terraços feitos com o Groasis Terracedixx, 20% da chuva é perdida e escorre. Então, não haverá 400.000 litros disponíveis para as árvores, mas 1.600.000 litros.
Isso é uma melhoria de 1.200.000 litros por hectare = 300% mais água disponível para as árvores!
O nosso objetivo é plantar mil milhões de árvores até 2035, ajudando a restaurar os ecossistemas, a combater as alterações climáticas e a criar comunidades sustentáveis em todo o mundo.
Através da plantação inovadora de árvores, capturamos 40.000 kg de CO2 por hectare todos os anos, reduzindo os gases com efeito de estufa e promovendo um clima mais saudável.
Restauramos os ecossistemas e aumentamos a biodiversidade através de práticas sustentáveis, melhorando os habitats para a vida selvagem e assegurando um planeta mais saudável para as gerações futuras.